A “destruição” de um pseudo-subúrbio menos conhecido de Seattle está em andamento. Esta série de uma dúzia de blocos quadrados foi elevada a 12 metros de altura, mas, apesar de parecer perfeita vista de cima com sua série de ruas, casas, jardins e árvores imaculadas, ela nunca foi projetada para habitação humana.Se você é um fabricante de aeronaves que deseja construir B-17s secretamente, você precisa de uma ideia brilhante. Por exemplo, convindado decoradores de Hollywood para criar uma solução eficaz. Digamos uma cidade cenográfica. O especialista em design de filmes John Stuart Detley deu conta da tarefa. Sua equipe construiu uma cidade inteira com casas, ruas, árvores e até carros falsos. A cidade teve que desmontar essa beleza urbanística após a rendição do Japão.
Trinta mil pessoas trabalharam diariamente sob falsa cobertura da cidade, montando trezentos bombardeiros todos os meses!
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Casas, ruas e plantas foram montadas como adereços de palco feitos de madeira compensada, madeira, tela de arame e estopa, cobrindo o telhado da fábrica durante a Segunda Guerra Mundial. Se algum bombardeiro japonês chegasse até este extremo leste, a esperança era que seus pilotos confundissem com um bairro residencial tranquilo.
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Apesar da proximidade de residências falsas, os trabalhadores da fábrica usavam uma rota totalmente oposta para sair, indo para baixo em vez de para cima. Túneis subterrâneos secretos para chegar a cafeterias, salas de aula e banheiros próximos, igualmente camuflados – as imagens de pessoas no topo foram meramente encenadas para uma foto pós-construção e uma sessão de filme.
Com o passar das décadas, apesar de ser o lar original de muitos aviões Boeing famosos, incluindo o bombardeiro B-52 original e o jato 737, a fábrica entrou em decadência devido à falta de manutenção adequada e terremotos. Algumas vezes, adutoras quebradas inundavam os túneis que levavam a outros edifícios no local. A demolição começou no final de 2010. Os edifícios satélites permanecem operacionais e na área da planta antiga há grandes lotes de asfalto para automóveis e aviões. Sob um acordo com os governos estadual e federal, bem como tribos indígenas locais, a empresa restaurou mais de cinco acres (2 ha) de áreas úmidas ao longo do rio Duwamish.
(Via Inhabitat, Wavy e mais na Wikipedia)