Michail Gavrilov
Michail Gavrilov

Em 30 Abril 1942 o Tenente russo Michail Gavrilov já era um piloto experiente. Havia participado de várias missões utilizando aeronaves Ilyushin IL-2 Sturmovik, e abatido várias aeronaves alemãs. Condecorado por bravura em batalhas aéreas, tinha apenas 26 anos de idade, casado e com 1 filho.

As aeronaves Ilyushin IL-2 Sturmovik e seus pilotos tiveram uma participação memorável na Segunda Guerra Mundial, sendo cruciais para conter os avanços alemães no front soviético. Durante a Segunda Guerra foram fabricados mais de 36.000 IL-2, tornando-o o modelo de avião mais produzido da história.

Ilyushin IL-2 Sturmovik, orgulho da aviação russa da Segunda Guerra
Ilyushin IL-2 Sturmovik, orgulho da aviação russa da Segunda Guerra
E aquele Abril de 1942 foi um dia comum no front soviético, novamente vencido pelos Sturmovik IL-2 e seus corajosos pilotos, que abateram 36 aviões alemães, e perderam apenas 9. Em 3 de abril de 1942 um grupo de 4 caças IL-2, no qual Gavrilov não era o líder, foi atacado por 3 aviões da Luftwaffe. Os aviões alemães derrubaram o líder e Gavrilov tomou a liderança do grupo. O combate durou 20 minutos, no qual Gavrilov com êxito confrontou e atacou estes aviões alemães com seu IL-2, ao mesmo tempo sendo observado do solo pelo coronel Ivanov e um grupo de pilotos. Estes mesmos pilotos que posteriormente enviaram uma “carta de plena admiração pela coragem e valentia do Tenente Gavrilov” ao comandante. Por aquele combate, Gavrilov foi agraciado por valentia e bravura em batalha com a medalha da “Ordem do Estandarte Vermelho”.
Porém, posteriormente em uma destas missões, o paradeiro do piloto permaneceu envolta em mistério durante décadas. O IL-2 de Gavrilov, após reportar uma situação de ataque a um acampamento inimigo na região de Demyannsk, simplesmente desapareceu. Os restos da aeronave nunca foram encontrados. Em Abril de 2010, um grupo de militar de sondagem que trabalhava na região encontrou um caça russo “enterrado” em um pântano , e após vários dias de escavação esclareceu mais um fragmento da História da Segunda Guerra Mundial:  O IL-2 de Gavrilov e seus restos mortais, extremamente bem conservados após 68 anos de espera.
image004image006
O Tenente Gavrilov ainda vestia sua Farda, Capacete e Botas de batalha, mas não estava com sua Identificação, Arma, Pára-quedas e nem Relógio, o que significa que o avião foi encontrado logo após abatido e saqueado.
Piloto Michail Gavrilov , documentos e avião achado nos pantanos russos 2 guerra mundial 7
A identificação do Tenente foi feita pelo Código do avião, Número de Série do motor e pelo fato de estar ocupando a cabine do piloto da aeronave.
Piloto Michail Gavrilov , documentos e avião achado nos pantanos russos 2 guerra mundial 9

Piloto Michail Gavrilov , documentos e avião achado nos pantanos russos 2 guerra mundial  10

O potente motor depois de limpo. Perfeito estado de conservação
O potente motor depois de limpo. Perfeito estado de conservação
Hoje supõe-se que ao atacar o acampamento inimigo, o IL-2 de Gavrilov foi atingido por uma bateria anti-aérea, obrigando-o a fazer um pouso forçado.

image016

image010
Piloto Michail Gavrilov , documentos e avião achado nos pantanos russos 2 guerra mundial  22 Piloto Michail Gavrilov , documentos e avião achado nos pantanos russos 2 guerra mundial  21 Piloto Michail Gavrilov , documentos e avião achado nos pantanos russos 2 guerra mundial  20 Piloto Michail Gavrilov , documentos e avião achado nos pantanos russos 2 guerra mundial  19
A resposta se Gavrilov morreu durante o pouso ou se foi executado em solo pelos alemães será dada pelos peritos. Um triste fim para um bravo piloto
Piloto Michail Gavrilov , documentos e avião achado nos pantanos russos 2 guerra mundial  18 Piloto Michail Gavrilov , documentos e avião achado nos pantanos russos 2 guerra mundial  17
O caso de Gavrilov não foi o único. Em 2008 o piloto Boris Lazarev foi encontrado em sua aeronave durante sondagens de uma empresa de Topografia. Os pântanos europeus possuem alta concentração de Tanino, que inibem a proliferação de bactérias. Por isto os corpos são naturalmente “mumificados”, permanecendo intactos durante centenas de anos.
Retirado do fundo do pântano 68 anos após o acidente que o vitimou.
Retirado do fundo do pântano 68 anos após o acidente que o vitimou.

 

Piloto Michail Gavrilov , documentos e avião achado nos pantanos russos 2 guerra mundial  11

SIMILAR ARTICLES