tumblr_luouh5uACC1qholji

  Fabricante: Lockheed Martin
  Função principal: Ataque ao solo
  Alcance: 7km   Velocidade: Variável / discutido
  Tipo de ogiva : Explosivo   Peso da ogiva : 4.7Kg.
  Peso total: 16Kg   Comprimento: 1.9 M.
  Diâmetro: 70mm   Sistema orientação: Inercial e Infravermelhos na fase final

O míssil DAGR (sigla em inglês para Foguete de Ataque Direto Dirigido) de 2.75 polegadas/70mm é um armamento de alta precisão, multi-função, de munição multi-plataforma que neutraliza efetivamente blindados leves e alvos de alto valor que estejam próximos à áreas que possuem presença de civis ou forças aliadas. O DAGR oferece a alta capacidade de precisão e a confiabilidade de um HELLFIRE II, limitando ainda mais os danos colaterais.

O sistema DAGR coloca o míssil Hellfire II com a tecnologia integrada de mísseis Ar-Terra num lançador convencional que utilizaria mísseis Hydra 70, ou seja, totalmente adaptável. Como o Hellfire, o DAGR é capaz de ativar o lock-on pós-disparo (LOAL) e ante-disparo (LOBL), mudança de alvo,  bem como codificação a laser a partir do cockpit. O resultado é um míssil guiado por laser, que oferece capacidades além daquelas que possuem um foguete guiado simples.

O DAGR provou-se em mais de 30 disparos guiados bem sucedidos, lançado a partir de plataformas de asa-rotativa como o AH-64D Apache, AH-6 Little Bird e OH-58 Kiowa Warrior em março de 2014. E cada acerto do DAGR em alvos deu-se a um raio de menos de um metro de distância do objetivo designado pelo laser.

DAGR-Missile-2

Ele combina a capacidade de ser dirigido para o alvo, o que dá ao sistema uma enorme precisão, bem como uma alta redução de custos resultante da utilização de um foguete com menos sofisticação e complexidade que a necessária para fabricar um míssil convencional.

A evolução da guerra assimétrica, em que forças equipadas com sistemas de armas hiper-sofisticados se defrontam a formações irregulares com grande flexibilidade, geram a necessidade de utilização de um número cada vez maior de mísseis e ameaçam tornar as operação de combate com UAVs demasiadamente caras.

O alcance do foguete quando lançado por uma aeronave desde uma altitude de 6.000 metros pode atingir 12.000 metros.

Está em desenvolvimento um sistema de lançamento, compatível com os mísseis Hellfire. Cada um desses suportes pode transportar até 4 mísseis deste modelo e em substituição de cada um deles pode levar quatro foguetes DAGR.

Um foguete do tipo DAGR poderá custar algo como 390 a 645 dólares, ou seja, um custo de 1% (um centésimo) do custo de um missil Hellfire.

Iniformação genérica:

Os foguetes de 70mm começaram a ser estudados pela marinha dos Estados Unidos na década de 40, com o intuito de serem utilizados como artilharia convencional.

Este tipo de arma, com estabilizadores que lhe davam uma precisão fora do comum para a época, foi rapidamente adaptado para utilização em aeronaves.

É especialmente interessante a utilização que lhe foi dada para armar os caças interceptadores norte-americanos. A probabilidade de atingir um bombardeiro soviético porém, foi considerada muito reduzida.

Rapidamente o sistema foi adaptado como base para uma miríade de sistemas equivalentes, fabricados nos Estados Unidos e em outros países da OTAN. O tipo foi igualmente produzido em vários exércitos por todo o mundo, desde o Brasil até a África do Sul.

SIMILAR ARTICLES