Após uma busca pela da costa de Pas-de-Calais em Le Touquet, norte da França, foram encontrados por um grupo de buscas submarinas de Cherbourg dois artefatos bélicos utilizados pelas forças alemãs em sua defesa contra a invasão Aliada. Estes artefatos feitos de concreto em formato de bloco com um grande vergalhão espetados no centro, eram conhecidos como “Aspargos de Rommel”, (Rommelspargel) e foram posicionados no local durante a construção da Muralha do Atlântico (Atlantikwall), funcionando principalmente como um bloqueio contra os avanços dos chamados Landing Craft Utility (LCU) e também contra quaisquer outros possíveis veículos que viessem a efetuar uma possível tentativa de desembarque no território ocupado.

Atlantikwall, Inspektion Erwin Rommel mit Offizieren

Particularmente perigosos, pelo fato de que estes artefatos ainda poderiam estar ativos, eles precisaram não somente da intervenção de seis mergulhadores e uma enfermeira, mas também o estabelecimento de um perímetro de segurança de aproximadamente 1500 metros.

Foram mobilizados a Gendarmaria Nacional (30 gendarmes e um helicóptero), a Guarda Costeira, a Cruz Vermelha e os bombeiros para dar suporte à operação, coordenada pela prefeitura local e outros órgãos do governo francês.

Reprodução atual do Rommelspargel

Uma vez que o perímetro foi implementado, os mergulhadores de remoção inciaram a operação ao mover lentamente os blocos para uma área situada nos limites máximos da distância entre a área de detonação e áreas que pudessem apresentar alguma ameaça aos moradores de Le Torquet. A etapa mais difícil necessitou do uso de uma escavadeira para criar uma vala onde os artefatos pudessem ser posicionados com segurança. O próximo passo foi colocar pequenas cargas explosivas em torno dos blocos, a fim de deslocar sem acionar os explosivos nela contidos. Cada bloco possui uma carga explosiva calibre 270mm. Dois projéteis foram detonados às 10:45, elas representam o equivalente a 120kg de TNT.

Após a operação, os mergulhadores fizeram a remoção de todos os restos e detritos criados pela detonação.

SIMILAR ARTICLES